Você sabe quanto sua empresa está desperdiçando?

Por Fabiana Voltolini Vieira, colunista do Notícias Vale do Itajaí:

 

Na indústria, monitorar e evitar ao máximo o desperdício de tempo e de recursos é a chave para se manter competitivo e saudável por muito mais tempo. Mesmo coisas tidas como pequenas, podem fazer uma grande diferença no contexto geral da indústria.

Por exemplo, uma fábrica de embalagens, que não tem os devidos cuidados no manejo e controle da utilização das tintas usadas na impressão, pode amargar milhares de reais em prejuízo, caso haja qualquer falha no processo. Isso vale para o tempo dos operadores, para a forma como os recursos são utilizados, para o tempo de Set Up das máquinas e muito mais.

Prevenir o desperdício é tão importante quanto produzir com eficiência. É com base neste conceito que o OEE se baseia.

Basicamente, o OEE busca mensurar a disponibilidade, performance e qualidade da produção industrial. Mas o que isso tem de relação com o desperdício dentro da indústria?

 

Formas de evitar o desperdício de material humano e recursos dentro da indústria

Basicamente, para evitar desperdícios, a chave é o monitoramento. Softwares que fazem o monitoramento de materiais e da produção são muito mais eficientes do que outros tipos de controle.

Além disso, os sistemas mais modernos, acabam controlando uma série de questões que não são possíveis através de supervisores. Isso faz com que materiais sejam usados com mais eficiência, os operadores se tornem mais produtivos e tudo isso reflita em mais lucratividade.

Esta é a essência da Indústria 4.0, medir para controlar e aumentar a eficiência. Para isso, nada melhor do que a tecnologia. Empresas que não se adequarem a esta realidade, acabaram sendo ultrapassadas e ficarão obsoletas.

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

error: Conteúdo Protegido!!