Tocha das Olimpíadas de 2020 é apresentada no Japão

da ANSA

Inspirada na flor de cerejeira, os organizadores das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, apresentaram nesta quarta-feira (20) a nova tocha olímpica da competição.

Desenhada pelo arquiteto e designer japonês Tokujin Yoshioka, a peça possui 71 centímetros e pesa 1,2 quilograma. A tocha é feita de alumínio, com 30% de material reciclado de resíduos dos alojamentos temporários para as pessoas afetadas pelo terremoto e tsunami em 2011.

O formato da tocha foi inspirado em uma flor de cerejeira, um dos grandes símbolos do Japão. No topo da peça, onde a chama será acesa, existem cinco pétalas que vão representar também os anéis olímpicos.

“A confecção da tocha olímpica incorpora a paixão por reconstrução e a consideração pela sustentabilidade”, afirmou o Comitê Olímpico japonês.

De acordo com Yoshioka, ele desenhou a tocha pensando nas pessoas que foram afetadas pelo desastre de 2011. Além disso, o artista plástico revelou que seus pensamentos também estavam na recuperação mental e no desejo de paz.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

A chama olímpica será acesa em 12 de março de 2020, na Grécia. Oito dias depois, a tocha chegará ao Japão, na cidade de Matsushima, uma das mais afetadas pela tragédia, que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos.

Em um período de 121 dias, a peça passará por todas as 47 províncias do Japão. As Olimpíadas serão realizadas entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020. Já as Paralimpíadas, vão ser disputadas entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro.

Foto: Reprodução / COI

error: Conteúdo Protegido!!