Termina essa semana campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo está chegando ao fim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal a próxima sexta-feira (31), sendo que de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4 milhões de crianças ainda precisam ser imunizadas em todo país.

Até agora apenas 62% do público-alvo havia sido vacinado. Foram aplicadas, em todo o Brasil, mais de 14 milhões de doses – cerca de 7 milhões de cada. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida e criar uma barreira sanitária de proteção da população. No Vale do Itajaí, cidades estão com dados acima da média nacional, quando as crianças já imunizadas.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Em Blumenau, por exemplo, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) divulgou hoje (27) que desde o início da ação foram aplicadas 11.651 doses contra poliomielite, e 11.102 contra o sarampo. Os valores correspondem, respectivamente, a 75,2% e 71,7% do total previsto. Devem ser vacinadas crianças na faixa etária de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Já em Itajaí, os números são ainda melhores. O Município ultrapassou neste sábado (25) os 90% de cobertura vacinal. Foram vacinadas 10.535 crianças contra o sarampo (94,5%) e 10.244 contra a poliomielite (91,9%). Esse é o melhor resultado entre as maiores cidades do estado, inclusive. Reflexo das estratégias adotadas, pois além de manter postos de saúde abertos aos sábados, profissionais da saúde fizeram buscas das crianças que ainda não se vacinaram, aplicando as doses necessárias nas casas.

Fotos: Fran Hilbert / PMI

 

No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida terão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Vale lembrar que as vacinas são de suma importância e que o Brasil enfrenta atualmente dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o momento já foram confirmados 1.387 casos na região, enquanto cerca de 7 mil permanecem em investigação. Também há casos isolados e relacionados à importação em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará.

 

error: Conteúdo Protegido!!