Sete dicas para economizar combustível

Com a corrida aos postos de combustíveis e alterações no valor das bombas, muitos motoristas estão buscando meios alternativos de transporte. Quem não pode evitar o uso do veículo, mantém o olho grudado no marcador para evitar uma pane seca. Anderson Heiderscheidt, gerente comercial, da Boss Pneus, afirma que uma alternativa é adotar algumas medidas que ampliam a autonomia dos carros e garante uma economia significativa do gasto de combustível. Para quem está nesta situação, o profissional selecionou algumas dicas e reforça e importância da manutenção frequente feita por profissionais em locais confiáveis.

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Calibragem: circular com pneus descalibrados pode trazer inúmeros prejuízos. Com pneus murchos, por exemplo, o atrito com o solo será muito maior, o que acarretará em um desgaste prematuro e irregular dos pneus, e consequentemente, elevará o consumo de combustível. Já no caso de pneus com alta calibração, o contato com o solo é menor, o que reduzirá a eficiência de uma frenagem emergencial, podendo, inclusive fazer com que o condutor perca o controle do veículo, por exemplo. Além disso, o pneu se torna mais rígido, o que deixará a direção mais “dura” e reduzirá a vida útil de componentes, como a suspensão. “Para evitar dores de cabeça desnecessárias, o correto é seguir a recomendação do fabricante”, afirma Anderson.

Balanceamento: este cuidado é exigido para evitar aquelas ‘trepidações’ ao transitar. Quando o balanceamento não está em dia, faz com que o atrito dos pneus com o solo aumente, e, com isso, o desempenho do veículo diminui e como consequência aumenta o gasto de combustível;

Alinhamento: quando se transita com o chamado “volante torto”, o veículo fica instável e faz com que o pneu tenha um desgaste irregular e prematuro, o que exigirá maior demanda do motor para manter o veículo estável. “Esta situação, por sua vez, eleva o consumo de combustível”, explica o profissional;

Rodízio: como a maior parte da frota nacional de veículos possui tração paralela (no eixo dianteiro ou traseiro), haverá maior desgaste dos pneus que estiverem no eixo de tração. Para a maior vida útil do pneu e ainda garantir uma redução de até 15% no consumo de combustível do veículo, é aconselhável realizar o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, deste modo você manterá a uniformidade dos pneus e o desgaste será proporcionalmente igualitário.

Eficiência ao dirigir: evitar acelerar e reduzir de forma brusca auxilia na economia. Anderson explica que ao frear de maneira suave, o condutor terá maior controle da aceleração do veículo, e poderá retomar a velocidade de maneira mais eficiente, acelerando gradativamente, o que irá auxiliar significativamente na redução do consumo de combustível.

Manutenção preventiva: para evitar circular com o veículo em desacordo com as medidas exigidas pelos fabricantes e impedir desgastes prematuros de peças e componentes vitais, é aconselhável que a cada 10 mil quilômetros rodados seja realizada uma manutenção preventiva com profissionais especializados. “A região terá em breve um novo espaço para isso e ganhará em junho uma loja física da Boss Pneus para tirar dúvidas e solucionar todas estas questões”, acrescenta.

Avaliação de uso: antes de embarcar no veículo é necessário avaliar a distância que irá percorrer e o objetivo da travessia. Substituir passeios curtos com os carros por caminhadas ou pedaladas podem evitar gastos desnecessários de combustível e ainda garantir a prática de exercícios físicos. “Há atividades que são tão comuns no nosso cotidiano que às vezes nem percebemos que seria mais simples uma caminhada ou pedalada. Além de evitar gasto de combustível, busca de vagas ou estresse no trânsito, ainda garante bem-estar pela atividade praticada”, finaliza Anderson.

 

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

 

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