Santa Catarina avança e se torna o segundo no Ranking de Competitividade dos Estados

Santa Catarina obteve indicadores sociais e econômicos positivos e que são referência nacional, conquistando o segundo lugar no Ranking de Competitividade dos Estados 2017, divulgado nesta quarta-feira (20), em São Paulo. Além do segundo lugar no ranking geral, o Estado venceu o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, por conta da forte presença do estado no mercado externo.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

As premiações são realizadas pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que é é uma organização sem fins lucrativos e apartidária especializado no desenvolvimento de líderes públicos “empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas.”

No ranking geral, o Santa Catarina vem ganhando destaque ano a ano. Pra se ter uma ideia, em 2011, o Estado ocupou o sétimo lugar; em 2012 e em 2013, ficou em sexto; em 2014, alcançou a quinta posição; e em 2015 e 2016, ficou em terceiro colocado. Neste ano, subiu uma posição e ultrapassou o Paraná, garantido o segundo lugar geral, atrás apenas de São Paulo.

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom-SC

 

A evolução na pontuação catarinense, passando dos 74,3 em 2016 para 77,2 em 2017, enquanto a média nacional caiu de 50,2 para 47,9. Sendo ainda que apenas nove estados apresentaram melhoras em seus resultados na edição de 2017. Aqui você pode conferir os resultados completos.

Entre os diferentes pilares do estudo, Santa Catarina ficou em primeiro lugar em segurança pública e em sustentabilidade social. Destacou-se ainda com o terceiro lugar em indicadores como infraestrutura, educação, capital humano e inovação. E no pilar potencial de mercado, pulou da 19ª posição para o 10º lugar entre todos os estados.

 

*Com informações da Secom-SC

error: Conteúdo Protegido!!