Prefeitura de Blumenau continua com atenção voltada à vacinada contra febre amarela

40 mil doses da vacina contra a febre amarela já foram aplicadas este ano nos postos de saúde de Blumenau e a intensificação da vacinação segue até o dia 20 de de abril, como a abertura das salas de vacina dos Ambulatórios Velha e Garcia aos sábados, além da ampliação do horário de atendimento até as 20h30min nos sete AGs durante a semana.

Através de uma “força tarefa” neste sábado (6), as salas de vacina dos AGs das regiões Velha e Garcia irão atender das 7h às 11h. Além da imunização contra a febre amarela os profissionais da saúde também realizam a atualização de outras vacinas, conforme informações da carteira de vacinação de cada pessoa atendida.

Ontem (4) a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), confirmou o registro da primeira morte de macaco por febre amarela no estado. O animal da espécie bugio, morreu em uma área de mata no município de Garuva, no norte catarinense. Isso serviu como um alerta ainda maior para as autoridades de saúde quanto a atenção para a imunização de pessoas.

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única entre crianças de de nove meses a adultos de 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina.

Os sintomas da febre amarela costumam ser similares aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo. A doença pode evoluir para formas graves e até levar a morte. A vacina ainda é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.

Vale lembrar que o macaco não transmite a doença e assim como o ser humano é vítima da contaminação que surge através de picadas de mosquitos infectados.

Foto: Juliane Guez / PMPA

error: Conteúdo Protegido!!