Pomerode inicia a montagem da Weihnachtsfest, a Festa de Natal

O Natal está logo aí e a cidade mais alemã do Brasil já se prepara para uma nova edição da Weihnachtsfest, celebração que valoriza as diversas tradições de origem germânica que fazem parte dos singulares costumes natalinos da população pomerodense. A programação lúdica e familiar, que inicia no dia 29 de novembro e segue até 23 de dezembro, sempre de quinta-feira a domingo, encantando adultos e crianças. A expectativa da organização é que aproximadamente 15 mil pessoas passem pelo Centro Cultural da cidade durante o evento deste ano.

Uma das novidades desta edição é a Fábrica do Papai Noel, onde saem os brinquedos que as crianças recebem, com produção ao vivo e até mesma interativa. Outra novidade é o boneco Quebra-Nozes, que ganhou vida e se tornou o mascote da festa. Ele também irá interagir com o público.

Fotos: Divulgação / Daniel Zimmermann

Além dessas atrações os visitantes poderão se encantar com os verdadeiros ícones como o Fritz Noel, com a excelente gastronomia típica, incluindo os doces, que sempre fazem muito sucesso, como as Plätzchens (bolachas decoradas) e o Stollen, pão doce símbolo da culinária alemã natalina, similar ao tradicional panetone.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Pomerode também estará decorada com elementos tradicionais, como o Schwibbogen, um arco natalino de sete metros; a Pirâmide Natalina alemã com 10 metros de altura que representa o presépio em andares que se movimentam, tornando mais viva a celebração do nascimento de Jesus; um bosque com pinheiros de Natal naturais, chamadas de Tannenbaum; e decorações torneadas em madeira, como o boneco Quebra-Nozes.

Em especial para as crianças, a programação vai contar com uma brinquedoteca e um exclusivo carrossel vintage, além de oficina das Plätzchens (bolachas decoradas), onde elas poderão colocar a mão na massa e conhecer um pouco mais dessa tradição alemã preservada de geração para geração. Também haverá oficina de pintura de bonecos Quebra-nozes, na qual os pequenos poderão colorir e personalizar os simpáticos soldadinhos de madeira e usá-los na decoração da árvore de Natal em casa.

A Festa de Natal fica completa com feira de artesanato e artigos de decoração natalina, passeios de charrete pelas principais ruas do Centro de Pomerode e muitas atrações culturais, como a Parada de Natal, o tradicional Desfile de Lanternas e os Espetáculos de Advento.

Para que a cidade toda entre no clima do evento, também é realizado o Concurso Municipal de Decoração Natalina, que neste ano chega à quarta edição. O objetivo é motivar a população pomerodense a decorar a parte externa de suas residências e estabelecimentos empresariais com elementos típicos do Natal.

 

*Com informações de Letícia Oberger da Oficina das Palavras

 

 

error: Conteúdo Protegido!!