Poder Judiciário entrega 10 Carabinas Táticas para Polícia Militar garantir mais segurança aos blumenauenses

Na tarde desta terça-feira (21) o comando do 10º Batalhão da Polícia Militar, de Blumenau apresentou a imprensa as novas armas de fogo que foram adquiridas através de verba destinada pela 3ª Vara Criminal da cidade. São 10 Carabinas Táticas Taurus, calibre .40, que passaram a ser utilizadas por guarnições de rádio patrulha da Polícia Militar (PM) a partir de hoje.

De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Jefferson Schmidt, todos os policiais que passarão a utilizar as carabinas, já foram capacitados. “Hoje mesmo nossos policiais já estarão utilizando elas [armas] nas ruas. Eles já foram capacitados para isso. São armas mais ágeis e que garantem mais efetividade, por conta da precisão e pelo poder de fogo.” disse Jefferson.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Logo após a presentação, a imprensa, o juiz de direito Josmael Rodrigo Camargo e a assessora jurídica Ana Paula Benevenutti (representantes do Poder Judiciário), foram convidados a conhecer a arma na prática, num estande de tiros. As técnicas de manuseio foram repassadas pelo 3º sargento da PM e instrutor Marcos Joel Niues Luiz, que já integrou a Força Nacional e é um dos ícones da polícia catarinense.

Em relação ao convênio que garantiu a compra das armas, o magistrado explicou que o recursos destinados foram providos da aplicação das penas restritivas de direitos, substitutivas às privativas de liberdade, quando geralmente são aplicadas multas aos réus de crimes de menor potencial e ressaltou a importância da aquisição. “Agora, além de contar com policiais bem capacitados, a Polícia Militar de Blumenau poderá contar um efetivo bem equipado.” disse Dr. Josmael.

Ainda de acordo com o juiz a verba desses casos é destinada através de um regimento da corregedoria do Poder Judiciário, que abre chamadas públicas para que instituições interessadas no recebimento de verbas, apresentem projetos que são avaliados de acordo com sua importância. “Juntamente com a participação do Ministério Público, decidimos para onde e para quê serão serão destinados esses recursos” disse o meritíssimo ao Notícias Vale do Itajaí.

As carabinas CTT40 são armas leves, peçam cerca de 3kg descarregadas e 3,7kg com as 30 munições, além de serem de fácil manejo, e de cômoda utilização. Utilizam carregadores em aço, com capacidade de 30 cartuchos, o tiro tem precisão de 150 metros e pode incapacitar um ser humano em até 600 metros de distância. O alcance máximo de um tiro com essa arma é de 1500 metros.

 

error: Conteúdo Protegido!!