Os anjos dos ares e as estruturas que Blumenau oferece

No fim da tarde desta segunda-feira (8) uma criança de apenas um ano e meio de idade foi transportada de Florianópolis até Blumenau com auxílio do avião Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). A criança com problemas respiratórios necessitava de uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) infantil, não disponível no Hospital Joana de Gusmão, onde a criança deu entrada, sendo que a vaga mais próxima era no Hospital Santo Antônio (HSA).

O tenente Jair Pereira dos Santos Junior, comandante da 2° Companhia de Operações Aéreas do CBMSC informou ao Notícias Vale do Itajaí  que são comuns esses tipos de transportes e que as aeronaves Arcanjos agilizam de forma muito eficiente o translado. “Esse é um procedimento que não é tão incomum. Nós eventualmente fazemos transportes de pessoas pelo estado pelos Arcanjos de asa fixa (aviões) para UTIs reguladas pela Central Estadual de Leitos.” explicou o tenente Jair.

Quando a criança chegou em Blumenau, o por do sol já estava muito próximo por isso foi encaminhada do aeroporto Quero-Quero ao HSA por uma viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e não com auxílio do helicóptero Arcanjo 03. Jair ressalta que apesar de ter sido utilizada uma ambulância em Blumenau, não se perdeu muito tempo, já que o HSA não possui heliponto e a aterrissagem precisa ser efetuada no terreno do antigo estádio Aderbal Ramos da Silva, Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) e solicitar o auxílio de uma ambulância para encaminhado do paciente até o hospital.

 

“Apesar de não termos utilizado o Arcanjo 03, o médico e o enfermeiro da nossa equipe acompanharam o transporte.” afirmou o comandante do Arcanjo 03, comentando ainda que o transporte de helicóptero seria o ideal comentando ainda que a construção de um heliponto no Santo Antônio seria de grande importância para nossas equipes.

Os Arcanjos operam com equipes capacitadas em medicina aeroespacial numa parceria entre Secretaria do Estado da Saúde através do SAMU e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, por meio do Batalhão de Operações Aéreas.

 

Situação do aeroporto Quero-Quero

Na última semana, o coordenador de cursos de pilotos do Aeroclube de Blumenau, Eduardo de Oliveira, esteve na Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau, para cobrar e lutar por melhorias no Aeroporto de Blumenau, conhecido também por aeroporto Quero-Quero. Oliveira usou a tribuna da Casa para chamar a atenção dos vereadores quanto á manutenção do local, que hoje, segundo ele precisa de melhores cuidados.

Na Sessão Ordinária de terça-feira (02) Eduardo de Oliveira, ocupou a tribuna livre para falar das atividades do aeroclube e pedir apoio dos vereadores para a reativação do Aeroporto Regional de Blumenau. Foto: Jessica de Morais / CMB

 

Eduardo também afirmou que o aeroporto faz parte da história de Blumenau e que a utilização e a realização de melhorias são essenciais para o desenvolvimento da cidade, auxiliando inclusive no salvamento, já que é um lugar que recebe voos constantes de aviões que trazem pacientes e órgãos (além de voos particulares), para o Hospital Santa Isabel, referência em transplantes. Ele ainda afirmou que Blumenau possui todas as condições para receber comerciais e com aviões maiores se melhorias e uma pequena ampliação for efetuada.

O coordenador de cursos para pilotos ainda lamentou que não exista balizamento noturno no aeroporto blumenauense, fazendo com que aterrissagem e decolagens voos noturnas não sejam permitidos. Lembrou ainda que 70% do movimento do aeroporto de Navegantes é proveniente da região de Blumenau e disse ser “inaceitável que uma cidade do porte de Blumenau não tenha um aeroporto funcionado 24 horas por dia.”

Ao Notícias Vale do Itajaí Eduardo de Oliveira afirmou que o ponto mais importante de todos é o auxílio a vida. “Podemos esquecer o que o balizamento noturno pode fazer em questão de facilitar o transporte na região, fomentar os negócios, movimentação da população através de voos secundários, ser mais uma porta de entrada de riqueza na região – esquecendo isso tudo – se o balizamento noturno salvar uma vida, já está valendo a pena o investimento.” disse.

 

Presidente do Legislativo blumenauense acompanhou de perto chegada de paciente pelo Arcanjo e comentou sobre o balizamento

O vereador Marcos da Rosa (DEM), presidente da Câmara de Vereadores esteve no aeroporto quando a criança chegou de Florianópolis e gravou um vídeo (inserido nas redes sociais) no local afirmando que a iluminação noturna é importante e se comprometeu em lutar pelo balizamento noturno, veja o vídeo abaixo:

 

Foto capa: Tiago Moritz / CBMSC

error: Conteúdo Protegido!!