Operação da Polícia Militar resulta em prisões de integrantes de quadrilha e na morte de um bandido

Há meses uma quadrilha de assaltantes vem sendo investigada pelo setor de inteligência da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina por realizarem diversos assaltos a agências bancárias, estabelecimentos comerciais e a carros fortes na região do Vale do Itajaí e do Planalto Norte Catarinense. Com resultados concretos obtidos sob a identificação e localização dos suspeitos nesta quinta-feira (29) foi deflagrada a operação Sétimo Mandamento, que contou com o trabalho dos policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Itajaí e o 25º BPM, de Navegantes, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Florianópolis, a Guarnição Especial de Curitibanos e da Polícia Rodoviária Federal. Policiais militares do Alto Vale do Itajaí e de Blumenau também auxiliaram na operação.

De acordo com a PM os criminosos são suspeitos de terem realizados assaltos como o do carro forte no aeroporto de Navegantes, ocorrido em 17 de janeiro deste ano. agência do banco Santander, também em Navegantes, carro forte no Banco do Brasil, em uma agência de Itajaí, e explosões de agências bancárias para furto em caixas eletrônicos em Rio dos Centros e também em Itapoá.

Ainda segundo informações repassadas pela PM, a força tarefa identificou que os bandidos poderiam cometer mais uma ação, em Santa Cecília, na Serra Catarinense e com apoio do BOPE foi montada uma operação para que fosse efetuada as prisões desses assaltantes. Durante a madrugada um caminhão Hyundai HR e um Fiat Pálio, ambos com placas de Itajaí e um Ford Fiesta, com placas de Curitiba-PR, que estavam sendo utilizados para as ações criminosas passaram pela BR-470 sentido litoral e em Ibirama o Fiesta e o HR acabaram sendo abordados.

O veículo de cargas estava sendo conduzido por João Paulo Brito, vulgo Zaca, que não quis obedecer a ordem de parada  e ainda colocou outros veículos em risco, mas acabou sendo forçado a parar, porém assim que o motorista abriu a porta do caminhão atravessou a rodovia fazendo disparou contra os policiais que acabaram precisando revidar para protegerem suas vidas e acabaram atingindo o criminoso, que morreu no local. No baú do caminhão foram localizadas diversas armas de fogo, como pistolas, espingardas e até mesmo uma submetralhadora. Além disso foram no veículo tinham explosivos, coletes balísticos e diversos acessórios para facilitar os arrombamentos de caixas eletrônicos.

Já no Fiesta, Alex Sandro de Oliveira e Ilio Leandor Erikson eram os ocupantes e com eles foram encontradas duas pistolas .9mm. O terceiro carro utilizado pela quadrilha foi abordado em Blumenau, por policiais do 10º BPM e os dois ocupantes, João Carlos Nascimento e Flavio Garrozi, que acabaram recebendo voz de prisão. Ainda dando continuidade a operação, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático de Itajaí, foram até a residência de Erikson, localizada na Rua Maurina Correa Vailate, no bairro Saão Vicente, em Itajaí, onde também foram localizados 4 carregadores e 16 munições de fuzil calibre 5.56 e um carregador alongado de pistola .9mm. Uma mulher acabou sendo conduzida para a Central de Plantão Policial de Itajaí.

Fotos: Divulgação / PMSC

 

Os homens presos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Rio do Sul, juntamente com todas as armas e produtos apreendidos, conforme relação abaixo.

 

5 tocas balaclava;
5 coletes balísticos;
3 espingardas calibre 12;
1 submetralhadora 9mm;
4 pistolas (02 9mm seletor de rajada) (02 380);
30 munições Calibre 12;
196 munições de Pistola;
2 emulsões encartuchadas;
3 artefatos explosivo improvisados;
Cordel detonante;
10 espoletas;
Estopim;
2 rádios comunicadores;
1 kit Roni;
103 reais em espécie;
2 barras de aço tipo alavanca;
3 veículos apreendidos;
4 pessoas presas;
1 pessoa em óbito;
6 aparelhos de telefone celular;
17 Miguelitos (pregos entrelaçados para furar pneus de carros).

error: Conteúdo Protegido!!