Números da vacinação do sarampo estão abaixo da meta da campanha

No próximo sábado (19), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vai estar com 47 salas de vacina abertas das 8h às 17h, no Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, do Ministério da Saúde. É importante que os pais tenham em mãos documento de identificação e caderneta de vacinação.

Neste dia e até o término da primeira etapa da campanha, deverão receber a dose da vacina crianças não vacinadas, maiores de seus meses a menores de cinco anos. A intensificação para o público infantil segue até o dia 25 de outubro.

De acordo com números da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive), Blumenau precisa vacinar pouco mais de 7,3 mil crianças nesta faixa etária, mas o número de pais que já levaram os filhos às salas de vacina do município está baixo para os primeiros 10 dias da campanha.

Desde o dia 7, quando iniciou a intensificação da imunização, apenas 736 crianças estiveram nas unidades de saúde de Blumenau e receberam a dose da vacina, o que representa 10% da meta. “Estamos conclamando os pais que levem seus filhos para vacinar. O Brasil já foi considerado país que eliminou a circulação do vírus do sarampo, mas agora ele está de volta e pode ser fatal. A vacina é a melhor forma de prevenir e proteger toda a população”, frisou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Desde a última semana, as salas de vacinação dos sete ambulatórios gerais estão trabalhando com horário estendido até às 20h, para ampliar a possibilidade de que todos sejam vacinados e fiquem protegidos do sarampo. Em Blumenau não há notificação da doença em 2019 e o último caso adquirido no município foi registrado em 1997.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a maior dificuldade do município em levar as pessoas aos postos de saúde para a vacinação vem da ausência da doença “Um dos pontos é que como a doença não está circulando aqui na cidade, a sensação é de que a doença não vem pra cá. Das crianças de seis meses a cinco anos incompletos, o entendimento dos pais é de que a responsabilidade de proteger a criança é do pai, não da criança. Cabe aos pais entenderem a necessidade de comparecer nos postos de saúde e colocar a vacina em dia“.

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu mais de cinco mil doses da vacina para a campanha e outras e outras quatro mil chegaram ainda esta semana. Desde o início do ano já foram aplicadas, na população em geral, mais de 19,2 mil doses da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

No mês de novembro, entre os dias 18 e 30, será a vez dos adultos e jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos, receberem a vacina. O Dia D de mobilização nacional será em 30 de novembro e este grupo fará parte da campanha devido ao número expressivo de casos confirmados nessa faixa etária, segundo informações do Ministério.

error: Conteúdo Protegido!!