Moradores do bairro Velha Grande sobre após grande volume de chuva

De acordo com o AlertaBlu o volume total de chuva foi de 138,2mm em Blumenau na noite deste domingo (5), esse montante foi registrado em apenas três horas, sendo que a média esperada para março é de 146mm e segundo a Defesa Civil a região dos bairros Velha Central e Velha Grande foram as mais atingidas por este temporal o que ocasionou diversos deslizamentos de encostas, quedas de árvores e derrubadas de pontes na região.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado por conta da suspeita de soterramentos, mas por muito pouco nenhum morador foi atingido, já que no mínimo 10 residências ficaram comprometidas devido aos deslizamentos. Algumas residências foram atingidas por queda de barreiras que veio de cima e atingiu a estrutura e outras ficaram comprometidas por deslizamentos de barracos abaixo das construções.

O Noticias Vale do Itajaí esteve na região e conversou com alguns moradores, além de ouvir com prioridades o secretário de Defesa do Cidadão Rodrigo Agostinho de Quadros, além de fazer registro da situação de imóveis e vias.

Confira o depoimento de dois moradores que estavam em casa no momento da chuva:

 

“A recomendação é que quem mora próximo de encostas especialmente em áreas de risco não devem insistir em ficar na sua residência caso ocorreram deslizamentos. Não havia previsão para um volume tão grande de chuva para este domingo, mas nessa segunda-feira deve chover mais, então todo cuidado é pouco.” disse o secretário Rodrigo Quadros, que chegou rapidamente no local com seu carro particular para atender a população e depois passou a circular com a viatura da Defesa Civil.

Além da Defesa Civil e do o Corpo de Bombeiros, a Celesc e a Polícia Militar também estiveram no local. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesur) também esteve no local. Apesar de todas as ocorrências e circunstância da chuva, não foi registrada ocorrência com vítimas.

Durante o dia a Sesur juntamente com a Urbanizadora de Blumenau irão fazer o serviço de desobstrução de vias, consertos de pontes e retiradas de entulhos. A Defesa Civil, que já registrou pelo menos 25 ocorrências visitará as residências atingidas para ver se haverá necessidade de interdição de imóveis.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, pelo menos três instituições de ensino foram atingidas pela chuva. O CEI Ricardo Manske, que fica localizado na Rua José Ramos, a Escola Isolada Municipal Orestes Guimarães, instalada na Rua Franz Muller e o Lar Bethel, na Rua Germano Kratz Neto ficarão sem atendimento pelo menos no dia de hoje.

 

Imagens das ocorrências atendidas na noite de ontem:

Deslizamento na Rua Franz Muller deixa residência em situação de risco. (Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí)
Árvore cai sobre veículo na Rua Franz Muller.
Muro de contenção recentemente construído por conta de obra de pavimentação na Rua Franz Muller é atingido por deslizamento de terra e não resiste.
Deslizamento de terra com queda de árvores na Rua Franz Muller.
Moradores precisam desviar para barreiras para terem acesso às suas residências na Rua Lindomar Pereira.
Equipes da Secretaria de Defesa do Cidadão e da Secretaria de Serviços Urbanos atendem ocorrências.
Morador mostra grande deslizamento de terra e diz que escavação em barranco para obra de pavimentação contribuiu para isso.
Residência foi atingida por grande quantidade de água na Rua Germano Kratz Neto.
Barreiras com quedas de árvores na Rua Franz Muller.
Uma das pontes derrubadas pela força da água no bairro Velha Grande.
Secretário Rodrigo de Quadros faz vistoria e interdita ponte.
Deslizamento compromete casas na Rua Herman Kratz.
Deslizamento compromete casas na Rua Herman Kratz.
Deslizamento compromete casas na Rua Herman Kratz.

 

 

error: Conteúdo Protegido!!