Lições da urna

Por Ramon Benedett colunista do Notícias Vale do Itajaí:

 

Mais uma eleição que se foi. Mais um capitulo da nossa ainda recente democracia sendo escrito. Nós aprendendo como eleitores, e os políticos aprendendo como candidatos. Ganhamos e perdemos. Batemos e apanhamos. Mas saímos todos um pouco mais maduros. Errando ou acertando, todos temos mais essa oportunidade para aprender.

Estou curioso para saber como estão se sentindo nosso ex-prefeito Napoleão Bernardes e nosso ex-governador Raimundo Colombo, agora desempregados. Napoleão, eleito para um segundo mandato, nos abandonou já no meio do segundo ano. Será que valeu a pena pra ele? E para nós que o elegemos prefeito?

Nossos vereadores, aparentemente mais ambiciosos e egoístas do que comprometidos com seus eleitores, também deveriam, ao meu ver, serem obrigados a renunciar, ou no mínimo, se licenciarem dos cargos para concorrem nas eleições. Dos quinze últimos eleitos, nove já se candidataram a outro cargo com menos da metade do mandato cumprido. Achavam que os holofotes da mídia e a máquina pública que possuem os deixariam mais fortes?

A vitória de apenas um dos nove vereadores de Blumenau serve de lição de que queremos e precisamos muito mais deles. Aos vereadores que se vendiam como renovação e após quase dois anos de mandato pouco ou nada fizeram, acordem. Queremos mudanças e vocês estão se tornando apenas mais do mesmo. Não legislam e o pior, não fiscalizam.

Desempregamos Jean Kuhlmann e subimos com Ricardo Alba, o que particularmente considero uma boa troca. Kuhlmann recebeu quase metade dos votos recebidos na eleição de 2014. Algo me leva a crer que em poucas semanas João Paulo Kleinubing também se juntará a Napoleão, Colombo e Kuhlmann.

Os velhos caciques da política precisam largar o osso e possibilitar a renovação. A dificuldade que tive e percebi em muitos conhecidos para a escolha dos senadores e governador  juntamente com a votação surpreendente de Lucas Esmeraldino e do Comandante Moises reforçam essa percepção.

Fica meu desejo de que as experiências vividas nos ensinem e fortaleçam nossa cidadania e nossa democracia.

 

Ramon Aguiar Benedett

error: Conteúdo Protegido!!