Levantamento aponta que Santa Catarina tem crescimento do PIB acima da média nacional

De acordo com os dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculados pelo Banco Central (BC) e que ajudam a compor o Produto Interno Bruto (PIB) do ano, a economia de Santa Catarina cresceu 3,14% de janeiro a setembro de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016.  Com isso, o crescimento do Estado ficou bastante acima da média nacional, que completou os nove primeiros meses do ano com aumento de apenas 0,43%, quando vem passando por sua maior crise econômica da história.

Em relação a SC somente em setembro, a evolução foi de 3,49% enquanto o avanço no país foi de 1,3% se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Com base nesses indicadores, a economia catarinense apresenta um crescimento de 1,75% nos últimos 12 meses até setembro. O BC estimou para o Estado, nesse mesmo período, um crescimento de 1,68%. Já sobre a economia brasileira, segundo os dados do PIB trimestral divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), apresentam uma retração de 0,2% no mesmo período.

Os setores da metalurgia, de alimentos e do vestuário foram o que puxaram o crescimento em SC com aumentos da produção de 23,7%, 6,4% e 7,6%, respectivamente. Além disso houve aumento nas exportações, que apresentou ascensão de 14,5%. Entre os produtos mais enviados ao exterior estão carne, soja e motores elétricos.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

 

Foto: Ricardo Almeida / ANPr (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido!!