Informar é diferente de comunicar

Confira a coluna de Juci Nones, Master Coach & Palestrante Comportamental que escreve semanalmente ao Notícias Vale do Itajaí:

 

Tenho visto nos inúmeros atendimentos que faço, tanto em processos de coaching individual com nos processos de coaching em grupo nas corporações que, em média 90% dos conflitos interpessoais estão relacionados com a falta ou erros de comunicação.

Busquei me especializar em comunicação corporativa de alta performance para contribuir com indivíduos e organizações justamente porque pessoas perdem promoções e oportunidades de evolução, líderes não conseguem o comprometimento de sua equipe, vendedores deixam de massificar seus resultados, tudo por ineficácia na comunicação.

A comunicação é uma das formas mais eficazes das corporações sobreviverem e prosperarem no mercado competitivo que temos hoje. Potencializar a comunicação deve ser algo habitual, constante para que se tenha real êxito a curto, médio e longo prazo.

Quando falo em potencializar comunicação é importante lembrar que devemos iniciar pela comunicação intrapessoal. O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é basicamente conhecer a si mesmo. É como você se enxerga no mundo, como vê a si mesmo e como reage às mais diversas situações. É a busca constante pelo autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima. É o diálogo que você tem consigo mesmo e que acaba projetando inclusive nos outros.

A partir disso então desenvolve-se com maior facilidade a comunicação interpessoal, que consiste na comunicação que existe entre duas pessoas ou mais. Trata-se basicamente de passar e receber mensagens. Esta comunicação pode ser verbal, não verbal ou escrita. Quanto mais aprendemos sobre comportamento humano e comunicação, mais resultados positivos teremos em nossa vida pessoal e profissional.

Ressalto que comunicar é diferente de informar. Informar é unilateral, é passar a mensagem da forma que você entende. E comunicar é uma via de mão dupla, é tornar esta mensagem comum a todos que a estiverem recebendo. Passar a mensagem da forma que o outro entende. Diante disto, quero lhe fazer uma pergunta para contribuir com sua tomada de consciência e evolução: Na grande maioria de seus dias você está informando mais ou comunicando mais? Acredito que vale a pena tomar consciência e mudar se achar que não está tendo os resultados que almeja ao passar a mensagem às pessoas. Posso garantir que comunicar-se com eficácia fará seus resultados se massificarem, e o melhor, refletirá enfaticamente de forma positiva em seus relacionamentos e em sua qualidade de vida. Convido você a se permitir desenvolver-se!!!

 

Juci Nones

Master Coach & Palestrante Comportamental

 

Onde você me encontra:

jucinones.com
youtube.com/jucinones
fb.com/jucinones
instagram.com/jucinones/

error: Conteúdo Protegido!!