Internet das coisas é muito mais do que geladeira conectada ao Wi-Fi

Por Fabiana Voltolini Vieira, colunista do Notícias Vale do Itajaí:

 

A internet das coisas (IoT) é uma das grandes revoluções tecnológicas da humanidade. Porém, muitas pessoas ainda acham que ela se baseia apenas em conectar eletrodomésticos. Afinal, uma geladeira conectada ao WiFi, onde você pode controlá-la a distância, é uma ideia fantástica, porém, pequena em relação ao que ela pode proporcionar.

A internet das coisas se baseia em conectar dispositivos, eletrodomésticos e outras máquinas, a internet, enviando e recebendo dados.

Isso tem uma implicação fantástica para diversos setores. Pode ter certeza, ela é muito mais do que conectar sua geladeira ao WiFi.

 

Internet das coisas impactando sua empresa

Se você tem uma empresa, seja indústria ou comércio, saiba que já há soluções para seu negócio.

No ramo do comércio, podemos ver a internet das coisas presentes em sistemas completos de gestão, que podem ser administrados à distância. Por exemplo, coletores de dados fazem o controle de estoque rapidamente, conectando as informações ao seu sistema de ERP.

Assim, você ganha muita produtividade e um controle preciso.

Na indústria, sistemas complexos, como o software MES, monitoram em tempo integral máquinas e operadores, emitindo avisos sonoros quando há algo errado. Além disso, eles também se integram com o sistema de ERP para enviar dados mais precisos.

Isso é o que a internet das coisas pode fazer: integrar diferentes equipamentos, para atingir uma melhor produtividade e eficiência.

Afinal, ter um controle sobre a temperatura da geladeira para deixar sua cerveja no ponto que você gosta é fantástico, mas tornar sua empresa ainda mais eficiente e lucrativa, é muito melhor, não é?


*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

 

error: Conteúdo Protegido!!