Inspirado em Kafka, espetáculo Certos Cães estreia dia 8 de agosto em Blumenau

Foto: Divulgação / Roberto Morauer

Certos cães têm moradia fixa, uma família que os nutra, têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários, vivem do jeito que conseguem. E quanto a ti, o que te nutre? Esta é a reflexão a que se propõe o espetáculo teatral Certos Cães, que estreia na quarta-feira, 8 de agosto, às 20h, no Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau, e será reapresentado na quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, no mesmo horário e local. A última apresentação será seguida de um debate sobre o processo de construção da montagem. Nos três dias, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local, uma hora antes do início das sessões. O público será limitado a 50 pessoas por apresentação, por isso, é importante chegar com antecedência. A classificação indicativa é livre.

Criação artística colaborativa, Certos Cães é um espetáculo solo, que nasce do diálogo entre o conto Investigações de um cão (1922), de Franz Kafka, e a trajetória pessoal e profissional do ator, diretor e professor de Teatro blumenauense Silvio José da Luz. Em cena, tal qual o narrador do texto kafkiano, Da Luz é “o cão” que investiga, silencioso e solitário, as relações estabelecidas entre os membros da sociedade canina que integra, questionando-se sobre a origem do alimento, por que poucos o possuem e o que de fato lhe nutre – o tempo todo sob o olhar vigilante e a interferência coercitiva do diretor-adestrador Roberto Morauer.
“Assim como nesse ‘mundo cão’ de Kafka, a trajetória de Silvio José da Luz sempre foi pautada em questionamentos diversos, pela busca de inserção e a vida em grupo, pela pesquisa artística e, principalmente, em como viver de arte”, revela o Morauer, com quem Da Luz estabeleceu relações profissionais e de amizade há mais de duas décadas.
A intersecção entre a vida do protagonista e conto de Kafka está no cerne da “dramaturgia do ator”, traduzida pelo diretor como um “processo criativo que vai além da narrativa literária e visa criar o texto falado pelo ator de modo colaborativo”. Responsável também por escrever o texto da peça, a partir das contribuições da equipe criativa – Morauer acrescenta que o trabalho se norteia ainda por outros dois eixos: a “preparação do ator”, com treinamentos físicos que levaram à composição de partituras corporais, resultando em sequências de ações para a construção das cenas, e a “pesquisa musical”, que considerou a influência da música no resultado da cena, a partir da trilha sonora original criada e executada pelo músico Fernando Dácio especialmente para o projeto.
“Certos Cães buscou a horizontalidade nas relações entre todos os criadores envolvidos no processo”, reforça o diretor. Assim, resulta também da influência do cenógrafo Luciano Mafra, e do figurinista Flávio Hach, que arquitetaram, respectivamente, a ambientação do espaço onde o cão vive e se relaciona com seus semelhantes, e a indumentária da qual ele se utiliza para enfrentar a brutalidade física e psicológica a qual é submetido e a qual se submete na trama.
O projeto teatral Certos Cães recebeu o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, através do Edital 003/2016.
Sinopse 
Certos cães têm moradia fixa. Têm uma família que os nutra. Têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários. Vivem do jeito que conseguem. Reviram o lixo para encontrar o alimento. Perambulam pelas ruas à procura de um lugar para dormir e tentam encontrar um grupo e um sentido. Do encontro de um cão de rua e de um artista solitário nasce “Certos Cães”.

Ficha Técnica
Atuação: Silvio José da Luz
Direção: Roberto Morauer
Cenografia: Luciano Mafra
Sonoplastia e Trilha Original: Fernando Dácio
Figurinos: Flávio Hach
Iluminação: Roberto Morauer e Silvio José da Luz
Elaboração Dramatúrgica: Roberto Morauer e Silvio José da Luz
Texto: Roberto Morauer
Arte Gráfica: Giba Santos
Assessoria de Imprensa: Talita Garcia

Serviço
O quê: espetáculo teatral Certos Cães.
Quando: dias 8, 9 e 10 de agosto de 2018 – quarta, quinta e sexta-feira.
Horário: 20h.
Onde: Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau.
Endereço: rua XV de Novembro, 161 – Centro.
Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes do início das sessões.
Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau – Edital 003/2016.
Siga no Facebook: www.facebook.com/certoscaes

 

Texto: Talita Garcia / Assessoria de Imprensa

 

error: Conteúdo Protegido!!