Início de semana com muito calor em Santa Catarina e quarta-feira (14) deve ser de temporal

Com o calor predominando no estado durante essa segunda e terça-feira (12 e 13), a chegada de uma frente fria na quarta-feira (14) traz um alto risco de temporais localizados com chuva forte em alguns momentos, descarga elétrica, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h, começando pelo oeste e sul do Estado no decorrer da madrugada e manhã, e nas demais regiões a partir da tarde.

De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, o acumulado de chuva deve variar entre 40 e 60mm em média no Oeste e Meio-Oeste e de 15 a 30mm nas demais regiões, podendo inclusive, ocorrer pontuais maiores.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

O AlertaBlu divulgou hoje (12) que a previsão de consenso, no último Fórum Climático Catarinense, o mês de novembro segue com um padrão climático semelhante a outubro, com a presença de muita nebulosidade e chuva frequente no Médio Vale do Itajaí. As últimas atualizações dos modelos climáticos indicam que a chuva ficará em torno da média mensal em novembro.

A previsão climática é de chuva dentro da média climatológica também para novembro e dezembro e no início de 2019. A chuva no trimestre é causada principalmente pela passagem de frentes frias, cavados (áreas alongadas de baixa pressão), áreas de instabilidade associadas ao aquecimento diurno (convecção) e pela circulação marítima.

Com o aquecimento diurno cada vez mais intenso, pancadas de chuva com acumulados significativos em curto espaço de tempo tornam-se mais frequentes, assim como temporais.

 

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

 

error: Conteúdo Protegido!!