Iniciativas municipais atendem 6 mil leitores em 2019

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) de Blumenau atendeu ao longo deste ano quase 6 mil leitores e simpatizantes do programa Parque da Leitura e dos projetos AVILALÊ, Leitura sobre Rodas, Oficinas para professores, Contação de Histórias em Centros de Educação Intantil (CEis) e escolas e também no Encontro Regional do Proler. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (18), pela gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura da SMC, Shirlei Dickmann.

A formação leitora se faz a partir de projetos que tenham assiduidade. “Assim é possível alcançar o principal objetivo destas ações, que é preparar este publico para as diferentes situações que podem vir a surgir no seu dia-a-dia”, comenta Shirlei.

Parque da Leitura – É um programa de leitura que disponibiliza literaturas infantis, juvenis, adulta, revistas, livros para bebês, histórias em quadrinhos entre outros textos. Funciona no Parque Ramiro Ruediger, quinzenalmente aos sábados de março a dezembro com calendário estabelecido com antecedência (semestralmente). Horário de funcionamento das 9h às 17h. Além do espaço de leitura o programa oferece momentos de contação de histórias aos visitantes.

AVILALÊ – É um projeto de leitura e de formação de leitores descentralizado nos pontos de cultura e leitura da cidade. Acontece no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. O público alvo são as escolas do Distrito da Vila Itoupava e demais bairros da região Norte. A ação leitora acontece uma vez ao mês com atendimento de no máximo 50 crianças por período. Cada mês uma tipologia textual é selecionada para ser apresentada aos visitantes. Entre elas: piadas e histórias de humor; fábulas; poesias; histórias em quadrinhos; histórias acumulativas; livros de imagem; trava-línguas, parlendas e adivinhas; contos; histórias modernas; e biografias.

Leitura sobre Rodas – É um projeto que desloca livros para empréstimos aos moradores dos condomínios “Minha Casa Minha Vida” e tem como objetivo a descentralização da cultura no município, além de garantir o acesso ao livro e à leitura aos núcleos familiares que residem nesses locais. A mediação tem o propósito de manter e qualificar os leitores de diferentes faixas etárias. A proposta também possibilita o acesso a diferentes suportes de textos e a diferentes tipologias textuais: poesias, contos, fábulas, crônicas, biografias, textos informativos, livros de imagens, piadas, histórias em quadrinhos entre outros.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Oficinas para Professores – oficinas literárias são direcionadas a professores da educação infantil e escolas. Acontece nos espaços escolares ou na Secretaria Municipal de Cultura. Com duração de duas horas ou quatro horas, tem por objetivo sensibilizar o profissional em torno da literatura e permitir que este perceba o papel que o tema exerce na formação humana.

Contação de histórias em Ceis e Escolas – proporciona aos educandários um momento diferenciado e cultural. Organiza-se um espaço com tapete, baú e livros. Diferentes histórias são contadas para diversas faixa etárias.

Proler – o Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 foi instalado em Blumenau o Comitê Regional do Proler, que atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Indaial e Pomerode. O principal objetivo do Comitê Regional do Proler consiste no desenvolvimento de ações de formação e promoção a leitura. O comitê se reúne mensalmente e é constituído por pessoas dedicadas à causa da literatura, uma relação horizontal de parceria e aprendizado mútuo, onde ambas as partes saem ganhando, em seu objetivo comum de incentivar a leitura. Com a finalidade de formar e desenvolver cidadãos críticos através da promoção da leitura, literatura e da biblioteca, o Comitê Regional do Proler de Blumenau, promove anualmente os encontros regionais destinados a professores, bibliotecários, auxiliares de bibliotecas, educadores, promotores e mediadores de leitura.


Foto: Divulgação / SMC

error: Conteúdo Protegido!!