Ilustrador e escritor blumenauense ganha prêmio internacional em Xangai

O ilustrador e escritor blumenauense Guilherme Karsten acaba de receber um prêmio internacional no Golden Pinwheel, um concurso promovido pela Feira do Livro de Xangai (China Shangai Internanational Children’s Book Fair), que é organizada pela Feira de Bolonha (Itália), a maior e mais importante feira de livros infantis do mundo.

O prêmio Golden Pinwheel Young Illustrators Competition Internacional foi conquistado por Guilherme com a obra intitulada “Aaahhh!” (2019), de sua própria autoria e ilustração. Foram enviados projetos de 1999 ilustradores de 72 países e territórios. A seleção final ocorreu no dia 18 de novembro.

A premiação foi uma grande surpresa para mim. Uma confirmação da qualidade e do alcance do trabalho. Esses prêmios ajudam a divulgar o meu trabalho, por meio de uma curadoria profissional. Isso nos dá uma felicidade imensa”, celebra Karsten. Como premiação, o ilustrador irá participar da Feira de Xangai 2020 como convidado, dando palestras e oficinas.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Foto: Divulgação / Nadya Costa

Guilherme Karsten nasceu em Blumenau. Sua carreira como ilustrador iniciou em 2010, após vencer um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis. Desde então, já ilustrou inúmeros livros de diversos escritores, no Brasil, América Latina, Europa e Ásia. Em 2018, lançou-se também como autor. De seus livros autorais, Carona (no Brasil pela Ed. Companhia das Letras) e Aaahhh! (no Brasil pela Ed. Harper Collins) já foram publicados no exterior e no Brasil serão lançados em 2020. Já o livro Uma Canção (no Brasil pela Ed. Harper Collins) foi vendido para quatro países, incluindo o Brasil, porém sem data definida de publicação.

Neste ano Karsten já recebeu algumas premiações, com destaque também para o Prêmio na Bienal de Ilustração de Bratislava, categoria Placa 2019, também com o livro “Aaahhh!”. A última premiação de brasileiros havia sido em 2007, com Angela Lago. Em artigo para revista Portfólio, o jurado Israel Yuval Saar escreveu: “Em seu livro, Karsten pergunta: ‘Um ruído alto ecoa por todo o mundo, causando caos e confusão. O que poderia ser?’. A resposta – de que o ruído vem de dentro de você – é descrita em estilo inteligente e único, com ilustrações impetuosas que fazem o leitor mergulhar nas suas colagens coloridas e detalhadas”.


Ilustração: Guilherme Karsten

error: Conteúdo Protegido!!