Estudante de Engenharia: foco no estudo, estágio ou pesquisa?

Nenhum estudante de engenharia têm uma grade curricular fácil, tão pouco a garantir de conciliar trabalho e estudo, estágio, pesquisa etc. Além de lidar com a matemática, todos devem se capacitar para o mercado buscando se destacar. Pensando em ajudá-los, o colunista do Notícias Vale do Itajaí, Daniel Funchal, dá dicas importantes sobre escolhas importantes para isso. Confira:

 

Esta costuma ser uma dúvida de grande parte dos estudantes de engenharia ao longo do curso. E realmente tem motivo para ser assim, mas vamos tentar organizar as coisas e ajudar no planejamento e tomada de decisão.

Seguindo a cronologia da graduação, a dica seria para focar exclusivamente nos estudos enquanto ainda está no ciclo básico, ou seja, até o término do 4º semestre. Eu sei, a ansiedade para aprender e aplicar engenharia é grande e depois de todo o esforço para ingressar na faculdade ainda vai encarar mais 2 anos de Cálculos e Físicas? SIM!

Essa seria basicamente uma avaliação de custo x benefício, onde se você dividir seu tempo do estudo com qualquer outra atividade, essa lhe trará um ganho pouco expressivo, seja técnico ou financeiro, mas o preço que irá pagar pode ser muito alto. O início da faculdade é um momento de transição muito importante onde tudo é diferente da antiga realidade. O ambiente, as cobranças, o volume de matéria e mesmo os conteúdos não se parecem em nada com o já visto até então. Por isso, mantenha o foco nessa etapa para fazer bem feito e não deixar “bombas de retardo“.

“Bombas de retardo” são aquelas matérias que você julga de menor importância, normalmente porque não prendem outras e você fica tentado a deixá-las para o final do curso e ir logo para as matérias mais ligadas a engenharia. O problema é que existe grande chance delas explodirem (atrasarem a sua formatura) no final. Posso garantir que essa não é uma boa ideia.

As pesquisas acadêmicas são atividades muito interessantes a serem desenvolvidas, principalmente na transição do ciclo básico para o profissional. Claro que depende muito da oportunidade e do entrosamento com os professores e interesse pelas disciplinas compatíveis com o foco da pesquisa. São uma excelente oportunidade para, além da parte técnica, desenvolver outras habilidades como organização, responsabilidade, perseverança, planejamento e principalmente pró-atividade para buscar conhecimento e desenvolver raciocínios sem desistir toda vez que precisar voltar ao ponto de partida e começar tudo novamente. Além deste aprendizado, pode ser uma excelente porta para o mercado de trabalho em empresas de pesquisas e desenvolvimento.

Já em relação ao estágio, esse é um caminho mais comum até mesmo pelo volume de oportunidades existentes, possuindo basicamente duas funções importantes na formação profissional do futuro engenheiro: conhecer as opções de atuação como profissional; desenvolver e aprimorar habilidades comportamentais necessárias à rotina profissional.

O estágio auxilia o estudante na aplicação dos conceitos que aprende na faculdade e isso potencializa o aprendizado, pois pode compreender melhor os ensinamentos passados quando aliados a aplicação prática.

O estágio é sempre uma atividade supervisionada e é função do profissional responsável pelo estagiário dar todo o suporte necessário à realização da função e que esta seja compatível com seu conhecimento e responsabilidade do cargo.

De maneira geral, sem comprometer os estudos e com um horizonte de tempo razoável para acompanhar um projeto ou mesmo ter diferentes experiências, entendo como adequada a busca do primeiro estágio entre o 5º e 7º semestres da graduação. Mas repito, não é regra.

Cada um deve avaliar seu perfil, suas preferências e também as diversas necessidades e tentar capturar deste artigo algo que possa ajudar a definir a melhor solução para sua realidade.

 

Daniel Funchal
Engenheiro Civil & Professor Universitário

Onde você me encontra:
twitter.com/daniel_funchal
fb.com/ProfDanielFunchal/
youtube.com/DanielFunchal
linkedin.com/in/dfunchal/

error: Conteúdo Protegido!!