Especialista fala sobre como reduzir acidentes de trabalho com base no comportamento

O co-fundador e diretor executivo da M&M Tecnologia Comportamental, Carlos Massera, ministrou a palestra magna do IX Encontro de Cipa’s, na terça-feira (17) em Blumenau, falando sobre como reduzir acidentes com a segurança baseada no comportamento. O evento ocorreu no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB) e foi promovido pelo Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib (Associação Empresarial de Blumenau).

Segundo Massera, Santa Catarina é o quarto Estado do Brasil em número de benefícios do INSS. A pergunta chave a se fazer, na opinião dele, é: “O que eu preciso melhorar nos meus sistemas e na minha engenharia para tornar o trabalho seguro mais fácil para o operador e para o auxiliar de operação?”

Fotos: Divulgação / ACIB

Massera abordou temas como aspectos relacionados à segurança do trabalho, o impacto da percepção no comportamento, por que as pessoas realizam o ato inseguro, e apresentou cases de sucesso. O especialista afirma que a Segurança Comportamental possui um papel essencial na prevenção de acidentes e na saúde no trabalho. “Em síntese, é  sobre transformar um comportamento de risco em comportamento seguro.  Sabendo que os comportamentos são responsáveis por cerca de 75% a 100% dos acidentes, este deve ser o principal objetivo de qualquer empresa que se preocupa com a integridade física dos trabalhadores. Atualmente, em todo o planeta, as técnicas de Segurança Comportamental são a principal iniciativa em Segurança”, explica. De acordo com estatísticas apresentadas por Massera com mudanças em cerca de três a sete comportamentos podem ser reduzidos 80% dos acidentes. “Segurança é mais sobre pessoas do que sobre sistemas. Se não mirarmos na gestão de pessoas os acidentes vão continuar acontecendo”, aponta.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Na programação do encontro de Cipa’s também houve três oficinas simultâneas, cujos temas foram: “Análise e Inspeção de Riscos NR 10 e NR 12”; “Análise e Investigação de Acidentes”; e “Inspeção em Sistema Preventivo de Emergência”. O evento teve patrocínio da Áthina, Fiesc, Integrada, Montibeler, MR Gestão de Resíduos, Simmmeb e Zeus do Brasil. Contou também com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

 

Confira algumas dicas de Segurança Comportamental de Carlos Massera para as empresas

– Segurança é sobre “pessoas” e não sobre sistemas.- As pessoas não são máquinas, isso quer dizer: eles se esquecem, vão se distrair, perder a atenção, vão se habituar aos perigos e se expor cada vez mais e têm sentimentos.

– Se a sua liderança e o sistema não estão estruturados para lidar com estas questões diretamente (pessoas), você tem um problema sério!

– O olhar comportamental para a operação segura é a principal fronteira de competitividade para as empresas mundiais. Por que não pode ser também para as empresas locais?

 

*Texto de Cristiane Soethe Zimmermann  da Presse Comunicação Empresarial

error: Conteúdo Protegido!!