Em junho acontece o 13º Festival Gastronômico de Pomerode

Entre os dias 5 e 16 de julho acontecerá o 13º Festival Gastronômico de Pomerode, que terá como tema os “Sabores da Colonização Alemã” e na edição de 2017, cada restaurante terá em seu menu uma receita como era preparada pelos imigrantes, no início da colonização, que foram resgatados de antigos cadernos de receitas e de tradições familiares da cidade mais alemã do país. O Festival será realizado no Pavilhão Municipal de Eventos.

Alguns desses pratos ainda fazem parte de tradições familiares locais, mas raramente são encontrados comercialmente. Um exemplo é o “Carábrot” um saboroso pão feito com cará de receita centenária. Outras receitas típicas como o Sahnehering (um filé de sardinha com creme de nata, maionese, cebola e maçã), o Krauttaschen (trouxinha de repolho com carne moída) e o Schwarzsauer (sopa de miúdos de marreco e/ou galinha) também poderão ser apreciadas. Ainda estarão presentes as bolachas artesanais assadas na hora em forno a lenha e as cucas nos sabores mais tradicionais e em versões com ingredientes de alta qualidade.

As novidades do Festival Gastronômico de Pomerode seguem uma tendência da gastronomia mundial: o conceito comfort food. A organização ainda evidencia que a essência acolhedora na ambientação do Pavilhão de Eventos, que é transformado em uma Vila Gastronômica com decoração aconchegante, luz intimista e aquecedores, para suportar o frio que faz no Vale do Itajaí neste período. As atrações musicais também compõem o ambiente, com volume mais baixo, para não atrapalhar o papo com os amigos.

 

Bebidas para todos os gostos

No cardápio de bebidas, uma ampla carta de vinhos, de chopes artesanais e um dos maiores sucessos do Festival Gastronômico de Pomerode do ano passado: o Glühwein, uma bebida quente feita com vinho, canela, anis e especiarias, que é muito tradicional no Inverno alemão. Será comercializado em uma casinha de madeira típica, igual às encontradas nas feiras de Inverno da Alemanha. Glühwein significa “vinho aceso”, pois na Idade Média era aquecido pela imersão de ferros em brasa.

 

Pegada social e ecológica

O Festival Gastronômico de Pomerode não é feito só de aromas e sabores, há também preocupação com os produtores locais e com os aspectos socioambientais, refletidas no conceito “Km 0”. Esta filosofia valoriza a importância da diversidade de sabores associada a produtos e produtores locais, práticas tradicionais e respeito socioambiental. Seguindo essa linha, os participantes do evento priorizam ingredientes de produtores e indústrias locais e regionais para elaboração dos pratos, preservando assim a riqueza cultural da região e evitando gastos de recursos naturais com longos transportes.

Também faz parte do evento o espaço “Feito em Pomerode”, onde os visitantes podem aproveitar para conhecer e adquirir alimentos e ingredientes de qualidade e iguarias típicas, utilizados no preparo de diversas receitas.

 

*Com informações de Sabini Roncaglio da Oficina das Palavras
Foto: Divulgação / AVIP

error: Conteúdo Protegido!!