Drone auxilia bombeiros na busca por adolescente, vítima de afogamento do Rio Itajaí Açú

O Corpo de Bombeiros de Blumenau continua na manhã desta quinta-feira (13) a busca por um adolescente de 15 anos que estava se banhando no Rio Itajaí Açú na tarde de ontem (12). Ele estava nadando com cerca de 10 amigos, quando foi arrastado pela correnteza do rio, justamente no mesmo ponto onde um homem de 35 anos perdeu a vida no último domingo (9).

Corpo de Bombeiros procura por adolescente de 15 anos, vítima de afogamento no Rio Itajaí Açú, em Blumenau.

Publicado por Notícias Vale do Itajaí em Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Para as buscas, os Bombeiros Militares contam com o auxílio de um drone, aeronave não tripulada, denominada de Horus 11. De acordo com o major Atila Medeiro Sarte, o drone auxilia na busca de diversas formas. “Ontem foi realizado um sobrevoo, com produção de imagens para que as equipes de mergulho possam traçar uma estratégia de busca com segurança, além de observar se encontrávamos alguém perdido na água ou nas margens do rio.” comentou o oficial.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Ainda segundo o major, com o uso de uma aeronave não tripulada, também é possível fazer uma busca aérea com economia e sem colocar em risco a tribulação do Arcanjo, já que próximo ao rio sempre há árvores e cabos de energia elétrica. “Há um entendimento, que existe um risco muito grande colocar helicópteros para busca em rios, por conta dos obstáculos”  frisou Sarte.

No estado são 19 drones em atividade e em Blumenau há quatro pilotos habilitados para operação do Horus 11. De acordo o major do 3º Batalhão dos Bombeiros, em breve haverá um drone ainda melhor na cidade “Estamos lutando para a aquisição de um drone melhor do que este, já que este equipamento possui algumas limitações, como por exemplo a impossibilidade de voo com chuva, além dele não possui câmera térmica e com possibilidade de zoom.”

Imagens: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

 


Risco do banho no rio

O local dos dois acidentes nos últimos dias foi o mesmo. Poucos metros acima do lugar conhecido popularmente como “garganta do diabo” considerado pelos bombeiros o mais perigoso local para se banhar ou ir com embarcações na cidade. Região que fica aos fundos da Usina Salto do Celesc.

Apesar do nível abaixo do normal e parecer que as águas do rio estão mansas, a força da água é extrema e segundo mergulhadores dos bombeiros coloca em risco a vida de qualquer pessoa que resolve insistir ou se aventurar no local, que é evitado por profissionais. Ontem, quando as buscas iniciaram, o Notícias Vale do Itajaí esteve no local, e através das imagens você pode ter noção da força que a água tem naquele ponto do rio.

 

error: Conteúdo Protegido!!