DEPRESSÃO… Cuidado para não cair nessa!!!

Confira a coluna de Juci Nones, neurocoach e palestrante comportamental, especialista em Comunicação Corporativa de Alta Performance que escreve quinzenalmente ao Notícias Vale do Itajaí. Hoje ela orienta sobre os cuidados para não cair na depressão. Leia:

 

Devido a muitas pessoas procurarem meu trabalho como NeuroCoach depois de conhecerem a história que me levou a estudar todos estes anos incansavelmente o cérebro, a mente e o comportamento humano, resolvi escrever sobre este mal que hoje consigo dizer que me “fez bem”. A DEPRESSÃO, me “fez bem”, pois me fez estudar muito sobre várias ciências do comportamento para mudar minha vida e graças a isso, hoje posso ajudar as pessoas a viverem cada vez mais feliz. Muitas técnicas que usei, compartilho em meu livro Viva o seu melhor.
Bom, primeiramente ao falarmos sobre este assunto é importante sabermos diferir dias difíceis, de momentos de tristeza, e da depressão. Sempre falo a meus clientes que ter um dia difícil não quer dizer que você está depressivo, agora se você já está há mais de 14 dias triste algo está errado. É preciso ficar atento.
A depressão é causada por um fato que funciona como gatilho, que pode ser tão pequeno que passa despercebido. Atitudes, pensamentos e escolhas diárias que parecem inofensivas podem nos levar a ela. Uma vez acionada, o cérebro muda e vai precisar de gatilhos cada vez menores para entrar em depressão. Sei exatamente como isto tudo funciona não só porque estudei muito, mas sim porque vivi um bom tempo nesta loucura.
São necessárias novas ações para que o cérebro consiga trazer novos resultados. Uma pessoa que não se ajuda (dando novas informações para o cérebro) não consegue fazer nem os remédios e nem a terapia fazerem efeito. Meu trabalho como NeuroCoach não substitui terapia ou o trabalho dos psiquiatras e sim complementa, porque faz com que a pessoa tenha que verdadeiramente agir em direção a sua melhora. Tomar as rédeas de sua vida nas mãos e com pequenas novas atitudes diárias fazer as partes bloqueadas de seu cérebro voltarem a se movimentar. Quando isto começa a acontecer, gradativamente as coisas voltam ao equilíbrio.
Todos nós precisamos cuidar diariamente de nossa mente, do nosso físico e de nosso espírito para não cairmos em depressão. Escolhi compartilhar com você algumas ações diárias que podem ajudar você a liberar químicas neurais positivas e então viver cada vez melhor seus dias. Vamos lá:

  1.  Mesmo sem vontade dê uma caminhada, ou corrida ou outro exercício que você achar melhor. Exercite-se da sua forma, do seu jeito, mas, faça mesmo que apenas 15 minutos por dia;
  2.  Faça o que precisa ser feito para sair da redoma de stress repetitivos (relacionamentos destrutivos, zona de comodismo, mal chefe, brigas constantes de família, etc), peça ajuda se for preciso;
  3.  Crie uma playlist com suas músicas preferidas, ouça-as com frequência;
  4.  Alimente-se bem. Ingira alimentos ricos em triptfano. Queijo, ovo, banana, abacate, batata;
  5.  Acostume a ter rituais que ajudem você a ter um sono reparador;
  6.  PARE DE VIVER NO PASSADO; do passado tire o aprendizado, viver bem o presente com foco no futuro;
  7.  Agradeça mais do que reclame;
  8.  Espiritualize-se. Do seu jeito, da sua forma.

LEMBRE-SE… nosso pensamento cria a nossa emoção e sentimento, nossa emoção e sentimento criam nosso comportamento e nosso comportamento automaticamente cria nossos resultados. Nós estamos no comando de nossa vida sempre. Acredite… Se cada dia fizermos algo diferente, positivamente, não chegará ao excesso que provoca a depressão e se você estiver depressivo hoje e colocar em prática o que foi sugerido aqui logo estaremos conversando sobre superação.

Juci Nones
NeuroCoach & Palestrante Comportamental

 

Onde você me encontra:

jucinones.com
youtube.com/jucinones
fb.com/jucinones
instagram.com/jucinones/

 

error: Conteúdo Protegido!!