Cuidados essenciais para reforma na casa da praia

Para realizar uma reforma eficiente nos seus imóveis em Itajaí, seja na Praia Brava ou em Jurerê, é importante pensar no litoral como um “outro planeta”.

A luz do sol, os ventos, o barulho do mar e as variações de temperatura e umidade são diferentes dos cenários tipicamente urbanos, e podem se tornar grandes fatores em todas as decisões você fizer.

Pensando nisso, trazemos aqui dez dicas de cuidados essenciais que você deve ter ao reformar a sua casa de praia.

 

  1. Privilegie materiais de qualidade

Materiais de qualidade que possam suportar o sol, a areia, o sal e o vento são muito importantes, não importa onde estejam os seus imóveis em Itajaí.

Materiais testados pelo tempo, como o cedro, são boas opções para a longevidade dos seus móveis. Uma boa recomendação é buscar materiais que são classificados como resistentes ao fogo, como superfícies de parede de fibra de cimento.

As mesmas qualidades que tornam esses materiais resistentes a chamas fazem com que sejam escolhas sólidas também para resistir aos elementos naturais costeiros.

Outra dica que temos é em relação ao cobre, o metal de todas as estrelas da costa. Experimente palhetas e luminárias de exterior feitas de cobre sólido, um telhado cintilando com cobre revestido de chumbo e ferragens feitas de bronze, que tem como base principal o cobre.

Além de ser um metal de longa duração (sendo ótimo para telhados), o cobre não enferruja, não requer muita manutenção e, se houver dano, há uma solução fácil: é só soldar tudo de novo.

 

  1. Incentive a ventilação natural

É só olhar para aquelas casas à venda em Itajaí, no bairro Praia Brava ou em Cabeçudas, para aprender como os elementos de design certos podem ajudar a manter as casas de praia frescas.

Por exemplo, simplesmente acrescentar uma varanda a um ou dois lados da casa pode ser uma ótima decisão, já que ela poderá servir como um grande toldo, impedindo que a luz direta do sol entre nos quartos.

Outra recomendação é procurar formas de manter o ar em movimento, como esculpir corredores centrais que correm da frente para os fundos da casa com uma porta em cada extremidade para passar pela brisa.

 

  1. Economize água

Uma casa de praia lotada reúne grandes demandas de H2O e energia, então procure por novos aquecedores de água híbridos que se aquecem quase que imediatamente e se conectam ao WiFi para que você possa monitorar o uso e garantir que não está aquecendo água quando não está em casa.

 

  1. Aposte em pisos resistentes

Madeira pintada é ótima para esconder areia. Use tintas epóxi ou tintas para decks marinhos. O carvalho caiado protege contra a umidade e o piso de cimento queimado é praticamente indestrutível – ótimo para ambientes internos e externos.

 

  1. Adquira portas ocultas para mais espaços de armazenamento

As portas ocultas são uma escolha inteligente para transformar o espaço não utilizado embaixo das escadas e ao longo dos corredores em um armazenamento inteligentemente escondido, o que é um prêmio em casas de praia onde costumam se reunir muitos dos seus familiares e amigos.

As portas de correr parecem niveladas com a parede e não possuem adornos arquitetônicos, simplificando os corredores enquanto utilizamos o espaço atrás deles.

Os hóspedes e as crianças costumam viajar com muitos itens de praia e brinquedos, e os locais dedicados para armazenamento, especialmente com prateleiras, ajudam a reduzir a desordem.

 

  1. Instale uma porta nos fundos com acesso direto à área da lavanderia

Lavanderias com acesso para o exterior são o pulo do gato para donas de casa que buscam eliminar aquelas trilhas de areia e água salgada por todo o hall de entrada e pela sala de estar.

Se quiser uma solução ainda melhor, conecte a lavanderia a um banheiro com chuveiro aberto, piso inclinado, dreno central e rodapés impermeáveis ​​para um ambiente adequado para as crianças e que as mantenham limpas antes que corram para os móveis.

 

  1. Invista em uma metragem quadrada inteligente

Para manter a metragem quadrada sob controle ao renovar aquelas casas à venda em Florianópolis, na Lagoa da Conceição, é importante investir em uma metragem quadrada inteligente, especialmente se o imóvel for acomodar famílias em crescimento.

A ideia é sempre buscar diminuir a área dos quartos e, assim, poder aumentar as áreas comuns. Para aproveitar ao máximo os quartos, aposte em camas embutidas, o que funciona tanto para crianças quanto para adultos, e dá ao centro do cômodo uma sensação mais espaçosa.

Além disso, quanto mais espaço você salvar nos quartos, mais espaço você terá para as áreas que compartilha com a família e os amigos, como as salas de estar, refeitórios e cozinhas.

 

  1. Faça a manutenção do deck da sua casa de praia anualmente

Realize a manutenção anual do deck das suas casas em condomínio fechado em Itajaí para evitar substituições dispendiosas e frequentes.

A exposição ao ar salgado, umidade e sol é especialmente difícil para decks de madeira; eles devem ser selados anualmente para se evitar danos. Ao mesmo tempo, substitua as tábuas deformadas ou rachadas e fortaleça as grades que tenham alguma folga.

 

  1. Contrate um arquiteto com uma boa compreensão da sua área litorânea

Cada praia tem um temperamento único – padrões sazonais de direção do vento, neblina, umidade – e os profissionais que você contrata devem ser capazes de fazer com que esses fatores não se tornem desvantagens para as suas casas em condomínio fechado em Itajaí.

Lembre-se de que qualquer material perto da praia precisa ser resistente, adaptável e duradouro – incluindo o seu arquiteto. Isso porque, no litoral, o seu primeiro e mais querido plano A pode não funcionar. Daí você pode precisar de alguém que possa criar rapidamente um bom plano B para a sua casa de praia.

 

  1. Realize uma auditoria energética

Esse tipo de serviço pode examinar todos os aspectos do sistema elétrico da sua residência, o que vai desde a eficiência de seus aparelhos eletrônicos até os possíveis vazamentos de ar nas entradas, além do serviço recomendar a você algumas correções de alto impacto.

Tudo bem que o custo de uma auditoria energética pode custar caro (principalmente por não ser um serviço muito contratado ou comum), mas acredite: as alterações feitas podem resultar em uma economia mensal de até 30% na conta de luz da sua casa no Balneário Camboriú.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

 

Foto: Fancycrave / Pexels

error: Conteúdo Protegido!!