Corpo de Bombeiros salvam vítimas de tentativa de suicídio em Blumenau

Lidar com tentativa de suicídio sempre exige muita cautela, em especial para socorristas, que no calor da ocorrência precisam lidar com quem pode lidar contra si mesmo. Ato que geralmente compreende a interação de vários fatores e geralmente está associado à depressão de acordo com o
Centro de Valorização da Vida, entidade que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio.

No decorrer deste domingo (7) duas pessoas que tentaram contra suas próprias vidas foram salvas pelo Corpo de Bombeiros. O primeiro caso ocorreu por volta das 16h, com uma mulher de 43 anos, que pulou da Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponde de Ferro). A vítima foi resgatada por um bombeiro militar que entrou no Rio Itajaí-Açú na curva da Prainha para o resgate. Em seguida um socorrista da equipe do Arcanjo 03 também pulou na água e auxiliou no resgate. Após ser resgatada a vítima ficou aos cuidados da equipe aeromédica e foi conduzida ao Hospital Santo Antônio (HSA).

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

A segunda ocorrência do gênero no dia aconteceu com um homem de 39 anos, que ameaçava pular da janela do 4º andar de um edifício. Assim que os bombeiros chegaram ao Condomínio a vítima já estava sentado no sofá de onde mora e em conversa relatou que sofria por conta da recente separação conjugal. Segundo o sargento Osmar Iakush, do Corpo de Bombeiros Militar, uma familiar dele também relatou problemas depressivos. “Após um tempo de conversa o mesmo disse que iria embora, mas ele entrou na cozinha e pegou duas facas, imediatamente agimos com firmeza sem dar oportunidade dele nos ferir, pedimos apoio a Polícia Militar que já aguardava no local e solicitamos a presença do SAMU para aplicação de medicamento”, relatou Iakush, que informou que o homem também foi encaminhado ao HSA.

Realizando mais uma vez um trabalho brilhante, os bombeiros conseguiram salvar mais duas vidas, em casos realmente extremos. Fatos tristes e preocupantes, já que o suicídio ocupa a quarta maior causa de morte entre pessoas jovens (entre 15 e 29 anos) no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, sendo a taxa de suicídios consumados está entre pessoas com idades de 45 a 64 anos. Para se ter uma ideia da seriedade em que o assunto deve ser tratado, cerca de 30 pessoas tiram a própria vida por dia no país, sendo que aproximadamente 12 milhões de pessoas estão m tratamento contra a depressão.

Se você precisa de ajuda, se quer conversar com alguém, ligue para o número 188 (24 horas – ligação gratuita), o Centro de Valorização da Vida.

Foto: Divulgação / Arcanjo 03

error: Conteúdo Protegido!!