Controlar a produção, mesmo à distância, é possível?

Por Fabiana Voltolini Vieira, colunista do Notícias Vale do Itajaí:


Quem é gerente, ou mesmo dono de uma indústria, sabe que não é fácil viajar, sair para fazer um curso, sem se preocupar com a produção.

Mas e se fosse possível saber, mesmo à distância, o que está acontecendo em sua indústria? Seria fantástico, não é?

Bem, hoje há muitas tecnologias que permitem isso. De forma geral, o monitoramento de máquinas industriais e de colaboradores, através de sistemas inteligentes, é um dos grandes pontos da indústria 4.0.

Se você é gestor de produção e neste momento, não tem como monitorar a produção de sua empresa à distância, pode estar perdendo muito de sua capacidade produtiva.

Soluções como o software MES faz isso por você. Através da internet das coisas (IoT), é possível monitorar toda a atividade de uma máquina, mesmo à distância. Além disso, sistemas OEE também fazem o monitoramento de forma ininterrupta, trazendo assim, dados precisos sobre produtividade e aproveitamento de todo o seu pátio industrial.

Resumindo, se você não monitora, não mede e não sabe como melhorar. Talvez sua produtividade esteja abaixo de seu potencial e você não sabe o motivo.

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

error: Conteúdo Protegido!!