Condição de chuva permanece e Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamento no Vale do Itajaí

A chuva deve continuar em  Santa Catarina. Isso é o que informação a Epagri/Ciram, que prevê chuva moderada a forte em alguns momentos, com trovoada, inclusive, nesta segunda-feira (29), sendo que na noite de terça e durante a quarta-feira, a chuva intensifica. Somente nos últimos três dias, 31 cidades sofreram com ocorrências como deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores.

No Vale do Itajaí, as cidades que mais registraram ocorrências foram Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste, no todas no Alto Vale do Itajaí, onde o nível dos rios permanecem altos. De acordo com a Defesa Civil, cinco abrigos foram abertos preventivamente em Rio do Sul e um em Rio do Oeste. Também foi no Alto Vale onde foi registrado os maiores índices de chuva no Vale do Itajaí, sendo entre entre às 8h de sábado e às 8h de hoje foram registrados 106mm em Atalanta, 102mm em Petrolândia, 100mm em Mirim Doce, 94mm em Rio do Sul, 90mm em Ituporanga, 89 em Chapadão do Lageado, 87mm em Taió e Vidal Ramos e 83mm em Presidente Nereu.

Em Blumenau, a região norte apresentou os maiores volumes se aproximando de 100mm nesse período, conforme dados do AlertaBlu. Já o acesso aos portos de Navegantes e de Itajaí, está fechados desde sábado, por conta da correnteza do rio. Pelo menos 12 navios estão aguardando para atracar.

Com o rio cheio, um grupo resolveu aproveitar para se divertir com jet skis em Blumenau na tarde deste domingo (28). Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

 

A temperatura deve diminuir no próximo fim de semana, mas sem frio intenso. Diversas prefeituras e o governo do Estado mantém equipes da Defesa Civil mantém as equipes em alerta devido à influência do avanço dessa frente fria, que pode provocar, granizo e vendaval além do alto volume de chuva.

 

 

error: Conteúdo Protegido!!