Como ser mais produtivo e fazer mais em menos tempo?

Por Juci Nones, colunista do Notícias Vale do Itajaí:

 

Você tem tempo sobrando? São poucas pessoas que tem…. Neste mundo ansioso, acelerado que vivemos, ter tempo é cada vez mais difícil. Tudo é para ontem, já percebeu? Por isso, ser mais produtivo é fundamental, tanto para seu sucesso profissional, como também para sua sanidade mental.

Produtividade deixou de ser apenas o fazer mais em menos tempo. Passou a ser o fazer mais, em menos tempo e com mais qualidade.

Conseguir isso é maravilhoso, não é? Pois bem, muitas pessoas têm muitas dificuldades em conseguir isso. Inúmeras pessoas me procuram para serem mais produtivas.

Mas a produtividade é um conjunto de fatores. Não é com uma técnica, uma dica apenas, que você será mais produtivo (a).

Você precisa de um processo de mudança de comportamento para ser mais produtivo!

 

Processo para ser mais produtivo e mais qualidade de vida:

Produtividade está ligada a qualidade de vida. Se fizer mais em menos tempo, com mais qualidade, você terá mais tempo. Mais tempo para sua família, para seu desenvolvimento pessoa e profissional e tudo o que você mais precisar.

Por isso, é tão importante ser produtivo. Mas para que isso aconteça, há um processo. Ele passa por várias fases.

 

·      Melhores sua gestão de tempo

Ser produtivo é, antes de tudo, saber fazer uma boa gestão de tempo. Se você sabe eleger o que é de fato importante, foca naquilo e gerencia bem o tempo para cada tarefa, será mais produtivo.

A gestão de tempo é um elemento fundamental para a produtividade. Para isso, você precisa saber o que é realmente importante em suas tarefas. Além disso, deve organizar as tarefas por ordem de prioridade, focando primeiro no mais importante.

Isso, por si só, já te fará muito mais produtivo e feliz!

 

·      Tenha foco!

Ninguém que fica o tempo todo olhando as redes sociais, navegando em sites de entretenimento ou batendo papo, é realmente produtivo. Se você não for focado (a), sua produtividade vai para o espaço!

Imagine o seguinte. Você tem uma tarefa para ser feita e em média, ela leva 1 hora. Se você ficar procrastinando, se distraindo com várias outras coisas, ela pode demorar muito mais. Porém, se você focar, fizer apenas ela e só parar quando terminar, provavelmente ela ficará pronta em menos tempo e com mais qualidade.

Foco e gestão do tempo são o que irão te deixar mais produtivo.

 

·      Encontre a melhor forma de organização

Ser organizado também te deixa muito mais produtivo. Se você tem documentos separados e catalogados, se suas ferramentas de trabalho estão sempre no lugar certo, se suas tarefas seguem um processo, elas se tornam muito mais fáceis.

Por mais dinâmico que seu trabalho seja, é totalmente possível fazer isso. Organização te dá mais liberdade e tempo.

 

·      Pare de dar Desculpas

Ser consciente de que você precisa ser produtivo e agir para isso, é fundamental. Se você fica achando desculpas, procurando razões para sua procrastinação, sempre achará e elas dominarão sua vida. Pare com as desculpas, seja mais focado e produtivo e faça isso através de ações concretas.

 Ser produtivo é ser mais feliz. Invista tempo em buscar formas de melhorar sua produtividade e você verá que passará a ter muito mais tempo.

Gostou das dicas? Envie para seus amigos, compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem mais tempo!

Onde você me encontra:

jucinones.com
youtube.com/jucinones
fb.com/jucinones
instagram.com/jucinones/

 

 

error: Conteúdo Protegido!!