Com previsão de novos temporais prefeito de Blumenau assina decreto de situação de emergência

As chuvas registradas em Santa Catarina na noite de ontem (16) e madrugada desta quarta-feira (17), causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e inundações em pelo menos 13 municípios catarinenses. Em Gaspar, na localidade de Santa Terezinha, um abrigo foi aberto e 13 pessoas ocuparam o local. Em Joinville, também foi instalado um abrigo no bairro Jardim Sofia, na Escola de Educação Básica Rodrigo Lobo. A estrutura conta com 10 salas disponíveis para 200 pessoas. Também foi aberto um abrigo em Blumenau, mas não foi ocupado por nenhum dos mais de 200 desalojados.

A chuva já superou os 100mm em vários municípios de Santa Catarina. Esses valores representam mais do que se espera para o mês inteiro em algumas regiões. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis. Em Blumenau, como há possibilidade de novos temporais nas próximas 48 horas e para agilizar no reparo dos danos o prefeito Napoleão Bernardes assinou por volta das 16h o decreto de situação de emergência.

Confira o que foi comunicado na reunião com membros das secretarias municipais de Blumenau. O vídeo foi transmitido ao vivo através do Facebook pelo vice-prefeito Mario Hildebrandt:

Reunião com membros das Secretarias para tratarmos sobre a situação atual da cidade após a enxurrada de ontem!

Publicado por Mário Hildebrandt em Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

 

Em Gaspar além das 3 famílias que continuam no abrigo municipal a Prefeitura comunicou que a Estrada Geral do Gaspar Alto foi liberada ao meio-dia depois de ficar interrompida por conta dos danos da chuva e a energia elétrica foi totalmente restabelecida. As equipes de limpeza e manutenção trabalham desde as 7h para recuperar os estragos. Também através das redes sociais o prefeito Kleber Wan-Dall divulgou vídeos dos trabalhos realizados:

#recuperação #limpeza Nosso trabalho não para. Dedicação total e muita força de vontade.

Publicado por Kleber Wan-Dall em Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

 

Conforme o último relatório da Defesa Civil do Estados, os municípios afetados foram Florianópolis, Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville, Rio do Sul, Itapema e Salete.

 

Foto: Divulgação / Rádio Clube Blumenau

error: Conteúdo Protegido!!