Clientes de pastelaria em Shopping protestam comendo no chão após retirada de mesas de praça de alimentação

22 anos num mesmo ponto, atendendo os clientes com excelência em um ponto estratégico, porém a pastelaria Pastel Mania, que fica no piso superior, próximo ao cinema do Neumarkt Shopping pode ficar no prejuízo, já que a administração do centro comercial mais famoso do Centro de Blumenau resolveu exigir que os inquilinos mais antigos mudem de piso, indo para a praça de alimentação principal do empreendimento.

Por conta dessa exigência, clientes da Pastel Mania resolveram se manifestar e protestar por conta da retirada das mesas do espaço de alimentação e comeram no chão. De acordo com o proprietário da pastelaria, a mudança irá gerar um custo considerável, já que a reforma de uma nova sala – através da compra de um novo ponto comercial – deverá ser arcada por sua empresa. “Meu contrato ainda tem uma vigência de 4 anos e mudar nesse momento trará prejuízos para minha empresa”, explicou o empresário Alfredo Guillermo Mestais, proprietário.

Cleiton Leicht, contador, de 35 anos, um dos clientes que organizaram as manifestações que ocorreu ontem (9) e neste domingo (10) – fazendo com que os clientes comessem sentados no chão – explica que a retirada das meses para alimentação é uma clara ação de fazer com que a pastelaria saia do local. “O shopping da noite pro dia tirou as mesas numa clara ideia de atrapalhar o comércio dele.” Cleiton fez um chamado através das redes sociais para promover o protesto. “Veio muita gente ontem, gente que conhecia o Alfredo e gente que não conhecia ele pessoalmente” disse.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

“O Pastel Mania é uma das opções mais baratas daqui e isso o pessoal que vem aqui no shopping vai acabar sentindo no bolso.” relata Cleiton que ainda relatou que durante a manifestação de sábado (9) a Polícia Militar foi acionada pela segurança do centro comercial o que ele disse não entender a atitude, já que havia até crianças junto. “Nós estávamos em umas vinte pessoas… foi visível que essa atitude foi afim de constranger o Alfredo, já que haviam outras pessoas olhando a manifestação.” repudia o contador.

Uma outra cliente do estabelecimento, a autônoma Silvia Molinari, afirma que viu o vídeo de Cleiton nas redes sociais e como é cliente da pastelaria há muito tempo, ficou indignada pela retirada das mesas e deixou no ar algumas indagações: “Fiquei sabendo que saíram algumas opções de alimentação aqui de cima e simplesmente retiraram as mesas e cadeiras e a indignação é essa! Vai ser assim pra sempre? Vão forçar o proprietário a sair? E os clientes?” indaga Silvia.

Além da retiradas de mesas para alimentação, o Shopping também colocou em frente a pastelaria vasos grandes com plantas altas, tirando uma certa visão da fachada da pastelaria, que não está deixando de atender as pessoas, que durante esse final de semana foram apreciar um pastel, mesmo sem a garantia do mínimo de conforto.

O Notícias Vale do Itajaí procurou outros estabelecimentos para saber se há alguma exigência semelhante com lojistas e acabamos descobrindo que sim. É o caso de uma cafeteria, localiza embaixo da escada rolante que dá acesso ao piso superior. Os proprietários preferiam não se pronunciar num primeiro momento, mas conseguimos conversar com alguns clientes, que acharam péssima a possibilidade de modificação do local, por isso traremos uma nova pauta sobre o assunto em breve.

O que diz o Shopping

Sabendo das manifestações que ocorreriam neste final de semana, efetuamos algumas ligações na manhã de ontem para a Central do Grupo Almeida Júnior, que administra o Neumarkt Shopping, porém nossas ligações não foram atendidas, mas o Shopping, sem citar especificamente da pastelaria, enviou a seguinte nota para a imprensa:

O Neumarkt Shopping, procurando sempre trazer aos clientes novas experiências, inaugurou recentemente a revitalização do complexo de cinemas e irá inaugurar nos próximos meses o NK Gourmet, uma área no pavimento superior com três novos restaurantes. Os lojistas que ocupavam a área foram realocados para a principal praça de alimentação do shopping. O Neumarkt ratifica que sempre respeitou as relações com seus lojistas e parceiros e que propiciou a transferência destes lojistas do pavimento superior para a principal área de alimentação do shopping.

error: Conteúdo Protegido!!