Bairro Escola Agrícola ganha mais uma importante unidade de saúde

Nesta segunda-feira (9), às 9h40min, aconteceu em Blumenau a cerimônia de entrega da nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial Novamente Despertar (CAPS II), que ocupa o espaço do antigo Ambulatório Geral Marilene Aguiar, no bairro Escola Agrícola.

Esta é a segunda unidade de saúde que chega ao bairro Escola Agrícola recentemente. No ano passado, foi inaugurado o novo Ambulatório Geral da Esola Agrícola, o AG Marilene Giacomet de Aguiar, na Rua Norberto Seara Heusi.

Durante a cerimônia, o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, destacou a importância da parceria entre a Secretaria de promoção à Saúde e o Conselho Municipa de Saúde para a realização da nova estrutura do CAPS II. “Quando trabalhamos com gestão e saúde pública, o nosso principal objetivo é a satisfação do nosso usuários, os nossos pacientes. E para chegar na satisfação do usuário, precisamos explorar ao máximo o potencial dos nossos servidores, pois são eles que acolhem o paciente. E neste espaço, temos um ambiente propício para isso, com um atendimento multiprofissional, com psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos” completa.

São aproximadamente 400 metros quadrados na nova estrutura, que foi adaptada e adequada para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes em sofrimento psíquico. o investimento na reestruturação do imóvel foi de cerca de R$ 545 mil, sendo R$ 206 provenientes do município e o restante do Ministério da Saúde.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do itajaí

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt salientou a importância de uma estrutura adequada para o atendimento de qualidade das pessoas que passam por sofrimento psíquico. “Aqui, na realidade é uma integração de serviços e ações onde todos nós trabalhamos em conjunto em prol da população, onde não olhamos rótulos ou partidos, procuramos pela transformação da realidade das pessoas” ressalta.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram



Serviços de Saúde Mental

O Caps II conta com equipe multiprofissional e oferece atendimento de enfermagem, psicólogo, assistente social, técnico em enfermagem, médico, terapeuta ocupacional, além do administrativo. As ações de reabilitação psicossocial são realizadas em grupos ou individualmente, ou ainda por meio de visitas domiciliares e confraternizações.

Atualmente cerca de 900 pessoas são usuárias do serviço de saúde mental da unidade, que objetiva a diminuição, neutralização e desconstrução dos processos crônicos de adoecimento. Desde o início das atividades, em 2002, cerca de 20 mil pacientes já foram atendidos no Caps II.

O município possui ainda outras três estruturas de atendimento em saúde mental, que são o Caps Infanto-Juvenil, Caps AD (para dependências em álcool e drogas), além do Serviço de Avaliação em Saúde Mental (SAS). A entrega faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.


error: Conteúdo Protegido!!