Além de Munique e Blumenau Oktoberfest domina cidades de todo o mundo neste mês

A Oktoberfest, é de fato uma das festas mais populares do mundo, hospeda todos os anos mais de 7 milhões de visitantes, e encherá as ruas de Munique, na Alemanha, até o próximo domingo (7), em sua 185ª edição. Há poucos anos essa paixão pela cerveja se dissipou por vários lugares do planeta, que tem reproduzido o evento em diversas cidades, inclusive em algumas do Brasil, como de Blumenau, que iniciou a edição de 2018 na última terça-feira (3) e segue até o dia 21.

Uma curiosidade é que, em Munique, a festa é aberta somente a seis produtores de cerveja, as célebres “Seis irmãs” que, historicamente, eram as únicas permitidas na Corte do Reino da Bavária: Augustiner, que começou a operar em 1328; Hofbrauhaus, onde Hitler fez um dos seus primeiros comícios; Paulauner, o maior produtor de Munique; Hacker-Pschorr, uma marca histórica alemã; Lowenbrau, inaugurado em 1383; e Spaten, que se afirma em 1800 com grandes inovações.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

No Brasil, as maiores reproduções acontecem em Blumenau e em São Paulo. A cidade catarinense, colonizada por alemães, teve a primeira edição da Oktoberfest em 1984, idealizada por empresários e representantes do poder público da cidade. A festa se consolidou como um dos maiores eventos turísticos do país, com mais de 500 mil visitantes nos dias de festival, e a cervejada virou protagonista em Blumenau.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

Já Oktoberfest em São Paulo chega à sua 2ª edição neste ano, e acontece no Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. A festa tem mais de 75 rótulos de cervejas artesanais e 60 opções gastronômicas, e promete mais de 100 apresentações de bandas típicas alemãs.

Na Europa, outubro vira o mês dos festivais dedicados à cerveja, comemorado de diversas maneiras diferentes. Em Trento, na Itália, de 14 de setembro a 7 de outubro, roupas tradicionais da Baviera são vistas e toda a região se une na Oktoberfest Trento, com ótima cerveja, mas também exibições de grupos folclóricos e especialidades gastronômicas.

Viena, na Áustria, também recebe um festival de cerveja, de 27 de setembro a 14 de outubro, o Wiener Wiesn-Fest, que acolhe os amantes da cerveja austríaca, com cantos populares e roupas tradicionais.

Até a Suíça cede ao fascínio pela cerveja com o Oktoberfest Zurich, de 27 de setembro a 13 de outubro, um evento perfeito para provar muitos tipos de cerveja, dançando ao ritmo da música de Baviera. E assim, a cerveja domina os festivais de outubro pelo mundo.

Ainda no Brasil há edições da festa na cidade gaúcha, de Santa Cruz do Sul, sendo que outra cidade catarinense também conta com a festa há anos, Itapiranga, no extremo Oeste.

 

*Com informações da ANSA

 

error: Conteúdo Protegido!!