Vale do Itajaí recebe realiza simulado de operações em desastres a partir desta segunda-feira (14)

Durante esta semana as cidades de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí, receberão o Simulado Integrado de Resposta a Desastres. O treinamento inicia a partir desta segunda-feira (14) e será feito com a participação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Exército Brasileiro, Marinha, Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar, Defesa Civil dos Municípios e demais órgãos competentes. As atividades permanecerão no Vale do Itajaí até sexta-feira (18).

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

O principal objetivo desse treinamento de Força de Ajuda Humanitária é a capacitação dos profissionais e a integração das mais diferentes esferas do governo, sobretudo constituir habilitação a profissionais que prestam apoio à população que pode ser atingida por calamidades ocasionadas por chuvas, já que Santa Catarina é o estado que apresenta a maior variação climática do país, com um histórico de ocorrências que demonstra que os moradores e autoridades do Vale do Itajaí precisam estar preparados.

Para se ter um a ideia da importância das tarefas, mais de 800 pessoas estarão empenhadas e durante o exercício será colocado em atividade e testado na prática o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd) de Florianópolis, onde todos os órgãos públicos do Estado e federais estão representados, unificando as ações e resultando em uma resposta mais rápida à população.


Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estará presente com grande estrutura. Serão disponibilizadas forças tarefas de 10 batalhões, Batalhão de Operações Aéreas, Batalhão de ajuda humanitária e o Alto Posto de Comando (APC) de onde será direcionado o efetivo para as ocorrências simuladas.


Forças Armadas

O Exército Brasileiro (EB) participa, em todo o território nacional, de atividades de apoio à população em situações de calamidade. Em SC, o apoio do Exército à Defesa Civil já foi utilizado nas enchentes do Vale do Rio Itajaí, nos anos de 1983 e 2008.

O exercício, denominado pelo EB como 2º Simulado de Assistência Humanitária, tem a finalidade de ampliar a capacidade de ação das tropas. Desde 2016, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, responsável pelo comando das unidades do EB em Santa Catarina,  está preparando a estrutura para operações de ajuda humanitária.

Participam das ações, além do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, unidades de Florianópolis, Joinvile, Criciúma, Tubarão e Porto União (SC), e de Curitiba (PR).

 

Cobertura

O Notícias Vale do Itajaí estará fazendo a cobertura no local de diversos treinamentos. Estaremos trazendo informações a cada dia e faremos transmissões ao vivo pela nossa página do Facebook de alguns pontos onde haverão operações.

 

Foto: Divulgação / Exército Brasileiro

error: Conteúdo Protegido!!