A presença jovem na política blumenauense

É bastante comum ouvir que o Brasil precisa promover renovação política. Nas últimas eleições, ficou claro esse sentimento, no Congresso Federal e até mesmo aqui em Blumenau. Para se ter uma ideia, a Câmara dos Deputados teve com o resultado da eleição de 2018 a maior renovação dos últimos 30 anos e o Legislativo Blumenauense renovou dois terços das cadeiras em 2016.

A convivência com velhos costumes e métodos não são mais suportáveis, e fica sempre claro de que mudar em muitos casos é preciso, porém a mudança política demanda tempo e reflexão para que o “pior que tá não fica” fique. E é isso que também acaba afastando da vida política as boas pessoas, e as razões até são plausíveis. Escândalos, descalabros administrativos, máquinas burocráticas emperradas, partidos sem identificação popular e criação e reprodução de todo tipo de maldade…

Portanto, para que o processo político comece a receber oxigênio, é necessária plantação de sementes. E as sementes estão nos jovens. A esperança ainda é ativa no cenário blumenauense, pois além da renovação, a atual legislatura possui vereadores relativamente jovens que receberam ajuda de inúmeros jovens, que fizeram valer através das ruas e das redes sociais o tom de suas vozes e suas escolhas.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Exemplo disso é Roberto Viviani, de 21 anos, que entrou para política sem necessidade de enraizamento partidário. O estudante contribuiu com a campanha do vereador Gilson de Souza (PSD) e do deputado estadual Ricardo Alba (PSL) ambos de primeiro mandato e agora busca um novo nome para participar da coordenação da campanha eleitoral e está ligado a Cesar Campesato, que ensaia candidatura para 2020.

Viviani faz parte de uma liderança de um grupo que está entre 16 e 24 anos e que formarão um contingente de mais de 5 milhões eleitores no Brasil. Atuante em grupo como Brasil 200 e do Direita Santa Catarina está sendo visionário no mundo político e a experiência está partindo através dos bastidores. “A política é o campo central da construção do futuro coletivo.” afirma o jovem blumenauense.

Foto: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido!!