Chegada de frente fria provoca mudança no tempo em Santa Catarina

As previsões apontam que uma frente fria deve chegar nesta sexta-feira (6) em Santa Catarina. Com essa mudança de tempo, haverá aumento de nuvens e chuva no decorrer da tarde e noite e de acordo com o que aponta a Epagri/Ciram há risco de temporais localizados com ventos fortes (acima dos 60km/h) e granizo.

No final de semana deve começar com chuva no sábado (7), mas o tempo vai melhorando no decorrer do dia. O domingo também será de tempo instável, com condição de chuva, devido à formação de um sistema de baixa pressão na costa. Ainda há risco de temporais localizados com chuva forte, especialmente no Litoral.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

 

Risco de ressaca e alagamento no Litoral

Durante o fim de semana, retorna a condição de ressaca no Litoral de SC. Ondas vindas de Nordeste a Sudeste, com período curto (entre 6s e 7s) e altura de até 2m, atingem o Litoral no sábado. No domingo, a ondulação de Sudeste a Nordeste, com período entre 8s e 9s, ganha força, em especial no Litoral Sul do estado, podendo ultrapassar os 2,5m. Além das ondas, pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã, esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante Sul/Sudeste, podendo causar inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Devido à ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão.

 

*Com informações da Central de Meteorologia da Epagri/Ciram
Foto: Fernanda Carvalho /Fotos Públicas